GT19 – Educação Matemática

 

Coordenador: Vinício de Macedo Santos (USP)

Vice-Coordenador: Adair Mendes Nacarato (Universidade São Francisco)

Representante no Comitê Científico: Antônio Miguel (UNICAMP)

 

Local: Salão Azul – Hotel Lopes

 

Segunda-Feira – 08 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00 – 12:00

 

Palavras da Coordenação do GT

 

Abertura, organização/dinâmica dos trabalhos e questões do GT para debate

 

Apresentação de Trabalhos

 

Seleção de professores de matemática no Colégio Pedro II durante o Império

Flávia dos Santos Soares (PUC-Rio)

 

Discursos produzidos por colonos do sul do país sobre a matemática e a escola de seu tempo

Fernanda Wanderer (UNISINOS)

Gelsa Knijnik (UNISINOS)

 

Discursos sobre a matemática escolar: um estudo a partir da revista Nova Escola

Cláudio José de Oliveira (UNISC)

 

Contando histórias nas aulas de matemática: produção/mobilização de conceitos na perspectiva da resolução de problemas

Débora de Oliveira Andrade (USF)

Regina Célia Grando (USF)

 

 

12:00 – 14:00

 

 

Intervalo

 

14:00 – 17:00

 

Palavra do Representante do GT no Comitê Científico

 

Apresentação de Trabalhos

 

O uso de metáforas nos processos de ensino e aprendizagem da representação gráfica de funções: o discurso do professor

Janete Bolite Frant (PUC-SP)

 

Matemática e Educação Matemática: re(construção) de sentidos com base na representação social de acadêmicos

Neide de Melo Aguiar Silva (FURB)

 

Os professores e o conceito de função: uma investigação à luz da teoria antropológica do didático

Renata Rossini (PUC-SP)

 

 

17:00 – 18:00

 Exposição dos Pôsteres

 

 

18:00 – 20:00

 

 

Minicurso

 

Atividade orientadora de ensino de Matemática: contributos da teoria da atividade

Manoel Oriosvaldo de Moura (USP)

 

 

20:00 – 22:00

 

 

Sessões Conversas

Reuniões de Intercâmbio Científico

Reuniões das Associações Científicas

 

 

Terça-Feira – 09 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00 – 12:00

 

Apresentação de Trabalhos

 

Estudo de momentos didáticos de professores durante a elaboração de uma organização didática sobre números fracionários

Maria José Ferreira da Silva (PUC-SP)

 

Prova e demonstração em Matemática: problemática de seus processos de ensino e aprendizagem

Saddo Ag Almouloud (PUC-SP)

 

Trabalho Encomendado

 

Pesquisa em Educação Matemática e Políticas Públicas

Antonio Vicente Marafioti Garnica (UNESP)

 

 

12:00 – 14:00

 

Intervalo

 

 

14:00 – 17:00

 

Sessões Especiais

 

 

17:00 – 18:00

 

Apresentação de Pôsteres

 

 

18:00 – 20:00

 

 

Minicurso

 

Atividade orientadora de ensino de Matemática: contributos da teoria da atividade

Manoel Oriosvaldo de Moura (USP)

 

 

20:00 – 22:00

 

 

Sessões Conversas

Reuniões de Intercâmbio Científico

Reuniões das Associações Científicas

 

 

Quarta-Feira – 10 de Outubro

 

Horário

Atividade

 

08:00-12:00

 

 

Apresentação de Trabalhos

 

Concepções de professores de Matemática sobre prova e seu ensino: mudanças e contribuições associadas à participação em um projeto de pesquisa

Ana Paula Jahn (PUC-SP)

Lulu Healy (PUC-SP)

Sonia Pitta Coelho (PUC-SP)

 

Desenvolvimento profissional em saberes e práticas num curso de licenciatura em Matemática para professores em serviço

Maria Elidia Teixeira Reis (UNICAMP)

Dario Fiorentini (UNICAMP)

 

Re-significando a disciplina Teoria dos Números na formação do professor de Matemática na licenciatura

Marilene Ribeiro Resende (PUC-SP)

 

Reunião do GT

 

Avaliação

Eleição de Coordenação e pareceristas ad hocs etc.

 

 

12:00 – 14:00

 

Intervalo

 

 

14:00 – 17:00

 

 

Sessões Especiais

 

17:00 – 20:00

 

Assembléia Ordinária

 

 

20:00

 

 

Encerramento da Reunião Anual